Lançamento do livro "História de Santa Rita do Passa Quatro"

Foi realizado no dia 26/01/2018 no salão de festas da igreja São Francisco, nesta cidade, o lançamento do livro "História de Santa Rita do Passa Quatro" de autoria do acadêmico Dr. José Geraldo de Oliveira.

O discurso foi escrito pelo Antônio Carniato Filho e proferido pela sua filha acadêmica Tânia Maria Carniato Francalacci.

Segue o texto do discurso:

Autoridades e Personalidades Presentes.

 

Senhoras e Senhores,

 

Excelentíssimo Acadêmico DR. JOSÉ GERALDO DE OLIVEIRA

Neste momento, felicito-o e a sua digníssima esposa, Anita Gusman de Oliveira, pelo aniversário ocorrido em 1º e 29 de agosto de 2017, de cuja comemoração temos o prazer e a honra de participar.

Em linguagem de escola, diz-se que a história é a narração dos fatos havidos no mundo, através do tempo e do espaço.

É a descrição tanto quanto possível e fiel da vida dos povos e das relações que os ligam entre si obedecendo às leis estabelecidas que deem por isso um caráter científico.

Literatura e artes, ciência e letras. Um patrimônio de grandeza da sociedade humana.

Nesta noite memorável e festiva, é nos apresentado o livro tão esperado de nossa história escrito pelo grande e experiente historiador Dr. José Geraldo de Oliveira.

 

Ao nos ser apresentado este novo livro, temos a oportunidade de conhecer novos fatos e registros. No entanto, em dois volumes, com mais de mil página, este livro agrega a nossa própria existência com sua história, sendo assim trata-se de momento especial e histórico e oportuno para uma memorável reflexão.

A “HISTÓRIA DE SANTA RITA DO PASSA QUATRO”

Um livro riquíssimo, de imenso valor, que vem preencher um vácuo histórico, desde a última edição do saudoso Professor José Gonso, também grande literato do passado.

O autor é DR. JOSÉ GERALDO DE OLIVEIRA,  membro    da Academia Santarritense de Letras, nascido em São Sebastião da Grama e  Cidadão Santarritense. Seu amor por nossa cidade foi demonstrado ao longo de sua vivência. Participou das nossas realizações e agora nos brinda com esta obra extraordinária enriquecida por mais de cinquenta anos de pesquisa, um tempo imenso a catalogar, fazer buscas, comprová-las e gradativamente compor a nossa verdadeira história em letras de ouro.

O livro em si é um trabalho de ressonância épica. Os acontecimentos sucedem em sequência aos cenários desenvolvidos ao longo da fundação, até os dias de hoje. O autor compartilhou a capacidade máxima de sua inteligência neste trabalho de fôlego que lhe deve imortalizar o nome pelos séculos e exaltar a páramos inconfundíveis a história desta maravilhosa cidade.

Posso considerar-me privilegiado, fazendo uma pequena participação nesta magnífica obra. Tive a honra e o orgulho de fazer o Apreciação deste livro que vem enfeixar os fatos históricos de Santa Rita do Passa Quatro, a nossa “CIDADE POEMA”.

 

APRECIAÇÃO

 

O autor, Doutor José Geraldo de Oliveira, nascido em São Sebastião da Grama, Estado de São Paulo, historiador experiente, apresenta em dois volumes a trajetória histórica de Santa Rita do Passa Quatro. Um trabalho de valor imensurável, descrito consciente com abrangências a todos os fatos, em todos aspectos históricos acontecidos desde a fundação até os dias de hoje.

Numa linguagem escorreita, criteriosa e clara, o autor transmite, indefinidamente, às vezes com ufanias, fatos belíssimos de nossa história, as pitorescas cenas do Dioguinho, Chico Pó de Arroz e a genialidade de Zequinha de Breu. A obra desfolha páginas, bucólicos vergéis e a luxuriante natureza desse pedaço de solo brasileiro.

 Encanta pela diversidade histórica, rica em acontecimentos pinçados pelo autor, com seu engenho agudo de maneira que consigna ao leitor conhecer fatos e passagens importantes vividos e agora publicados para o conhecimento geral.

O livro “HISTÓRIA DE SANTA RITA DO PASSA QUATRO”, em dois volumes, é um compêndio histórico da cidade. Busca no passado e traz para o presente o registro de acontecimentos vividos em séculos anteriores para a glória da literatura Santarritense.

É um registro fiel de uma longa pesquisa sobre a história de nossa cidade, onde o leitor encontrará informações, desde a fundação até os dias de hoje.

Nada foi omitido. Os registros de todos os campos de nossa atividade o leitor encontrará -- nossa política, nossas Igrejas, o patrimônio público, nossas autoridades, nosso Clero – Santa Cruz da Estrela, Albinópolis, Rio Clarinho, grandes empresários do comércio, da indústria e da lavoura, o futebol, a arte, a música e a literatura e ainda uma infinidade de informações de grande valor histórico.

Tudo em “História de Santa Rita do Passa Quatro” é prazeroso, como bela  e prazerosa também é a própria cidade situada no alto de uma colina, abençoada pela sua Padroeira “Santa Rita de Cássia”. 

Uma valorosa obra de consulta, que não pode faltar em sua estante, digna de uma grande história registrada com amor, carinho e competência.

 

Antônio Carniato Filho

ACADEMIA SANTARRITENSE DE LETRAS

Presidente

 Galeria de fotos:

Fotos cedidas pela: TV Santa Rita

 

 

comments