Concurso Cidade Poema - Vídeo Poema

“CONCURSO CIDADE POEMA – VIDEO POEMA”

Fazendo apologia ao “JUBILEU DE PRATA DA ACADEMIA SANTARRITENSE DE LETRAS e a “CIDADE POEMA” – SANTA RITA DO PASSA QUATRO, a Prefeitura Municipal da Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro e Academia Santarritense de Letras farão realizar  o “CONCURSO CIDADE POEMA – VIDEO POEMA”, experimentalismo com a palavra filmada, poesia na linguagem televisiva. Era digital. Era da palavra desenhada que adquire movimento com as novas tecnologias. Ao final, a interação com o público que elege os melhores trabalhos.

“Concurso Cidade Poema Vídeo Poema” a Inter relação da literatura com outras expressões artísticas (música, performance, cinema ou com combinação de meios).
Os vídeos concorrentes podem se dar na forma de leituras filmadas, registro de intervenções poéticas, vídeo poemas, (declamação) É obrigatório o uso de referências bibliográficas, créditos dos participantes, editores, trilha sonora o nome do autor e seu endereço.

Poderão participar poemas interpretados ou criados por qualquer cidadão desde que o mesmo tenha sido escrito originalmente em português. Poemas em forma de vídeo serão avaliados primeiramente por um júri composto por curadores do Concurso e a decisão final será feita pela internet, onde o público poderá assistir aos vídeos e escolher os três melhores.
Os três melhores receberão troféu “CIDADE POEMA” e do quarto ao décimo colocados receberão medalhas
A Mostra tem coordenação da Academia Santarritense de Letras.
Inscrições pelo site a partir do dia 01 de agosto de 2016
www.acasale.com.br

Promoção: Academia Santarritense de Letras
Apoio: Prefeitura Municipal da Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro - SP

Patrocínio Literário Departamento Municipal da Cultura da Prefeitura Municipal da Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro - SP
Regulamento I CONCURSO “CIDADE POEMA” -  VÍDEO POEMA

“CONCURSO CIDADE POEMA VÍDEO POEMA” pode concorrer qualquer cidadão do mundo, desde que o poema interpretado seja originalmente em língua portuguesa.

Leia o regulamento abaixo e acesse o formulário de inscrição.


REGULAMENTO

CONCURSO CIDADE POEMA - VÍDEO POEMA”, tem  o objetivo de estimular a produção, leitura e interpretação de poemas e de divulgar a arte poética: seus escritores, leitores, intérpretes e editores.

CRONOGRAMA

01 de agosto: Inicio de Inscrição - Regulamento no site da  Academia Santarritense de Letras: www.acasale.com.br

14 de setembro: Encerramento das inscrições às 23:59 hs.

15 de setembro e 05 de outubro: Anúncio dos vídeos pré-selecionados e votação on-line pelo site do www.acasale.com.br

29 de outubro:  Entrega de prêmios no Centro Cultural Anfiteatro Mario Covas. (Horário a ser definido)


II – DAS INSCRIÇÕES
1. As inscrições serão gratuitas e iniciadas no dia 01 de agosto e encerradas no dia 31 de agosto de 2016.
2. O site da Academia Santarritense de Letras disponibilizará o regulamento e o formulário para inscrição dos concorrentes e envio de vídeos.
3. Cada concorrente pode participar com até 2 (duas) edições de poesia em vídeo.
4. O poema pode ser do próprio editor ou de qualquer outro autor desde que respeitados os créditos e direitos autorais do poeta, observadas as instruções deste regulamento no item VI – 2
5. A inscrição deverá ser feita por um único responsável: o autor do poema, ou o próprio intérprete, ou ainda pelo editor do vídeo concorrente, ou quaisquer outras pessoas que tenham a autorização da equipe para representá-lo.
6. Todas as dúvidas quanto a este regulamento podem ser esclarecidas anteriormente ao envio da inscrição pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
7. As inscrições deverão ser feitas por formulário disponibilizado online, no site:www.acasale.com.br
7.1. A Coordenação do “CONCURSO CIDADE POEMA” publicará posteriormente a listagem dos vídeos concorrentes pré-classificados, ou seja, aqueles que atenderam a todos os critérios estabelecidos neste item II e no item III seguinte.
7.2. A coordenação do “CONCURSOCIDADE POEMA -  VÍDEO POEMA” ou quaisquer outros membros da equipe da Academia Sntarritense de Letras–  em nenhuma hipótese, poderá antecipar quaisquer avaliações sobre a inscrição e o arquivo de vídeo recebidos. Envios de e-mails ou telefonemas dos inscritos, sobre esse assunto, não serão respondidos.
8. Não poderá concorrer ao “CONCURSO CIDADE POEMA - VÍDEO POEMA “nenhum membro Da Academia Santarritense de Letras.

III – DOS CRITÉRIOS TÉCNICOS DE EDIÇÃO
1. O vídeo deverá ter o título do poema editado.
2. O vídeo poderá ser editado com imagens do próprio intérprete, declamação (imagens) ou leituras teatralizadas do poema, ou quaisquer outras formas de criação.
3. É absolutamente imprescindível a leitura audível do poema.
4. É obrigatória a inserção, no próprio vídeo, da referência bibliográfica do poema ou, se inédito, o nome do autor e endereços de contato, bem como os créditos de todos os participantes da edição, inclusive os da locução e/ou trilha sonora, quando houver.
5. O arquivo em vídeo deverá ser encaminhada via link no Youtube
6. A edição não poderá ultrapassar 2 minutos de tempo para cada vídeo.


IV – DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1. Os vídeos enviados sem atendimento a qualquer uma das especificações técnicas de edição – 1, 2, 3, 4, 5, 6 – do item III, serão automaticamente desclassificados.
2. Os vídeos que forem classificados por atenderem as especificações técnicas serão avaliados pelos seguintes critérios:
2.1 Grau de poeticidade dos poemas caracterizado fundamentalmente, pelo ritmo, sonoridade e outros recursos intrínsecos à criação literária, que os diferenciem da prosa.
2.2 Originalidade, pertinência e competência da interpretação.
2.3 Correção da linguagem, inclusive a prosódia.
2.4 Qualidade técnica da edição, entendida aqui como a boa resolução de imagem e de som.
2.5 Número de votos online.
3. Não será disponibilizada área de comentários para o vídeo inscrito.
4. A Comissão Julgadora classificará 10 concorrentes para a votação online.
4.1 A decisão final da Comissão Julgadora presidida pela  Academia Santarritense de Letras será irrevogável e irrecorrível.

V – DA COMPOSIÇÃO DO JÚRI
O “CONCURSO CIDADE POEMA – VÍDEO POEMA” terá como júri a Comissão de Acadêmicos, nomeada pelo Presidente Academia  e  júri popular digital, entendido aqui como a votação online, acessível a todos os internautas.

VI – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1. A inscrição, independentemente de qualquer outro documento, significa plena aceitação do concorrente, quanto aos termos deste Regulamento.
2. Ao inscrever-se na mostra utilizando obras de terceiros, o concorrente inscrito assume a responsabilidade, nos termos da Lei, pela originalidade, autenticidade e autoralidade seja do poema editado, da própria edição do vídeo, ou quaisquer outros recursos utilizados na edição que disputa a mostra
3. As decisões dos jurados são definitivas e irrecorríveis, não havendo reavaliação ou revisão das decisões proferidas.
4. O concorrente e sua equipe, ao se inscreverem neste concurso, declaram expressamente que legam de forma gratuita à ACADEMIA SANTARRITENSE DE LETRAS E O CONCURSO CIDADE POEMA -VÍDEO POEMA direito de publicação e veiculação das edições enviadas em quaisquer canais digitais ou não e mídias DVD, CD etc, bem como uso na mídia impressa (livros, folders, revista, jornal, entre outros) de fotos, textos dos participantes, também na mídia televisiva (propagandas para televisão aberta e/ou fechada, vídeos, filmes, entre outros), radiofônica (programas de rádio/ escrita e falada, Internet, banco de dados informatizados.
5. Ao efetivar a inscrição e envio do arquivo, o concorrente estará automaticamente declarando que está absolutamente de acordo com todas as normas do CONCURSO CIDADE POEMA- VÍDEO POEMA, não lhe cabendo quaisquer contestações nem desistência de sua participação no concurso.
6. Os casos não previstos neste Regulamento serão resolvidos pela Academia Santarritense de Letras e Departamento Municipal de Cultura

SANTA RITA DO PASSA QUATRO, JULHO DE 2016
ACADEMIA SANTARRITENSE DE LETRAS
Antônio Carniato Filho
PRESIDENTE