Faleceu a poeta santarritense Eunice Arruda

Faleceu a poeta santarritense Eunice Arruda

"A poesia, para mim, é uma das formas de viver. Que está incorporada em meus dias. Significa captar, no cotidiano (ou em outra dimensão que não ouso nomear), as emoções. Os pensamentos. Para depois devolvê-los ao mundo transformados em outra linguagem: a da poesia". (Eunice Arruda)

A poeta e acadêmica santarritense Eunice Arruda faleceu no dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia, aos 77 anos. Eunice fez parte da Coleção Novíssimos, organizada pelo editor Massao Ohno e que deu visibilidade a importantes poetas dos anos 1960. Além da coleção, Eunice publicou ao todo, 12 livros, entre eles É tempo de noite, O chão batido, Há estações e Poesia reunida.

Seus versos saíram em antologias em outros países, como França, Estados Unidos e Itália. Em 1974, venceu o Concurso de Poesia Pablo Neruda e em 1997 recebeu o Mérito Cultural, dado pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro.

Eunice nasceu em 1939 em Santa Rita do Passa Quatro. Era membro da Academia Santarritense de Letras, onde ocupava a cadeira nº12.

O Anúncio da morte foi feito ainda naquela madrugada em seu próprio Facebook, pelos três filhos: Pedro, Thiago e André Arruda. A página foi transformada em um memorial.

comments